A Fossa Séptica é uma das composições mais importantes de muitas residências.
Elas são encontradas principalmente em zonas rurais e em locais onde não há rede de esgoto. O objetivo dessas estruturas é recolher todo o esgoto de vasos sanitários para realizar o tratamento desses dejetos.
Elas são geralmente construídas em formatos de câmaras. Elas guardam os dejetos por um certo tempo enquanto transforma o material nocivo para a saúde em um material mais estável e menos agressivo para o meio ambiente.
A fossa séptica é desenhada para proteger não só a saúde de todos os moradores da residência, mas também toda a natureza e afluentes próximos ao local da fossa.
Por ser uma ferramenta tão importante é preciso tomar muito cuidado com essas fossas. Para isso iremos lhe ensinar:
• Qual a frequência de limpeza da fossa séptica;
• Como saber se a fossa está com problemas;
• Prevenção e cuidados;
• Sobre a regulamentação e a necessidade da ajuda profissional.
Confira o nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a fossa séptica.
Qual a frequência de limpeza da fossa séptica
As fossas sépticas possuem diferentes tempos de limpeza que são determinados pelo tamanho da fossa e pelo volume de dejeto que ela terá que comportar.
Dependendo do tamanho da fossa e do volume de água despejada nela o tempo de limpeza pode mudar drasticamente.
Mas como regra geral é recomendado que as fossas sejam esvaziadas em um período trienal, ou seja de 3 em 3 anos para evitar problemas.
Se o volume de água for muito grande é melhor realizar a limpeza uma vez por ano.
Muitas vezes as pessoas deixam para chamar o serviço de limpa fossa quando a situação já ficou bem ruim. Mas o certo é chamar no período correto para evitar problemas.
Como saber se a fossa está com problemas
Como nos encanamentos comuns, quando dá problema logo a gente percebe, afinal é sempre um grande incomodo.
Nas fossas sépticas os principais sintomas de problemas são:
• Ralos ou o vaso sanitário apresentam um mau cheiro;
• Ao acionar a descarga ela começa a borbulhar;
• A tampa da caixa de gordura ou da fossa apresentam infiltrações;
• Drenagem da água em ralos e no vaso lenta.
Ao apresentar qualquer um desses sintomas é necessário entrar em contato com uma empresa de limpa fossa séria e responsável para avaliar a situação.
Prevenções e cuidados com a fossa séptica
A limpeza de fossas não é nada fácil e é altamente recomendável que ela seja feita apenas por profissionais.
Não só para proteger a saúde do morador, mas também proteger o ambiente e evitar quebrar alguma lei. Já que algumas cidades e estados possuem leis sobre a limpeza de fossas.
Com isso em mente, é importante saber como cuidar da sua fossa e quais as ações devem ser tomadas para evitar problemas com o funcionamento dela.
As principais ações de prevenção são:
• Limpeza realizada de forma regular e em intervalos entre 1 a 3 anos, dependendo de fatores como o tamanho do reservatório, quantidade de pessoas ou famílias que usam a fossa e o fluxo de água que ele recebe;
• Não deixar objetos pesados em cima da tampa da fossa, ou pode haver quebra da mesma;
• Não abrir chamas próximo a fossa. Fossas sépticas podem causar vazamento de gases e eles são altamente inflamáveis;
• Não ligue a pia da cozinha com a fossa. Produtos de limpeza da cozinha possuem químicos que podem matar as bactérias responsáveis por fazer a fossa funcionar de forma correta;
• Não deixe plantas de raízes fundas próximos a fossa. Essas raízes podem romper a câmara e causar um grande problema;
• Quando houver o entupimento de canos ou da própria fossa, evite usar água quente ou soda cáustica para resolver o problema, além de ser um risco para a sua saúde também pode danificar a fossa.
Sobre a regulamentação e a necessidade da ajuda profissional
Pode parecer um pouco de exagero a necessidade de sempre ter que chamar uma empresa de limpa fossa para realizar limpezas e inspeções.
Porém a maioria dos estados possuem leis severas que regulamentam a limpeza das fossas. O rigor é necessário para que não haja despejo de produtos nocivos no meio ambiente.
A legislação tem como objetivo proteger a saúde do meio ambiente e de todos.
Para realizar a limpeza sem a ajuda de uma empresa especializada é preciso ir atrás das leis que regulamentam a limpeza do seu estado e arrumar os equipamentos e local determinado para realizar a tarefa.
Na maioria das vezes tentar fazer sozinho e dentro da lei dá muito mais trabalho e gasta mais do que contratar um bom serviço de limpa-fossa.
Mas lembrando. Contrate apenas empresas que possuem os devidos registros e que já possui experiência no mercado.
A Limpa Fossa possui toda a experiência e trabalhar de acordo com a regulamentação vigente para garantir que a sua fossa não tenha problemas e que o nosso meio ambiente seja respeitado.
Precisa de ajuda com limpeza de fossa séptica? Entre em contato com a gente.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.